Esse campeonato gaúcho ganhou um sabor a mais para o coirmão depois da eliminação da Libertadores da América,para nós esse sabor já existia,pois não menosprezamos em momento algum a competição regional. Fomos para campo com o que de melhor tínhamos,e desde o começo foi assim,só usamos um time todo reserva quando se era impossível conciliar as duas competições. Fomos aguerridos e bravos,por vez fomos fracos,jogamos mal,mas chegamos até o fim.
Ah o futebol,se fosse por campanha,por torcida,por esforço ou por destaques ganharíamos fácil este título,pois éramos sim quem merecia ter o levado para casa.
Não soubemos administrar o jogo,não soubemos administrar um placar que para nós era favorável,mas a vantagem na qual muitos nos davam não existia,no futebol ela não existe,tolo em quem nela acredita. Dois Grenais e apenas um campeão. Não contávamos com pênaltis,o que por vez mostra que o jogo não teve um superior,não teve um melhor e sim dois times que jogaram,que erraram e que disputaram um título onde qualquer um poderia ter levado.
Como diz um amigo “pênalti é loteria” e nem sempre a sorte vem para quem merece,resultado disso,inter campeão.
É normal do torcedor ficar decepcionado,bravo e fazer mil indagações a si próprio. Eu sei,eu sou uma torcedora.
Porém uma porção de gremistas se revoltou e saiu desacatando meio mundo,inclusive técnico e jogadores,não sei se posso chamar um individuo que faz isso de gremista,mas foi o que presenciei ontem.
Como seria fácil e cômodo achar um culpado,jogar a culpa no técnico ou em algum jogador. Nos traria menos trabalho. E esses ''gremistas'' levaram ao pé da letra a busca por um culpado.
Não sou contra as criticas,por vez que as façam e as mantenham. Xingar o time todo sem escrúpulo algum é ridículo da parte de um torcedor. Não idolatrem um jogador na semana que ele ganha e na semana que ele perde o tornem como “nada”.
Não é injusto reclamarmos que precisamos de reforços,estamos no nosso direito de cobrança,Renato já cobrou isso publicamente também,mas maldizer seu próprio time de forma injusta,críticas de um mútuo exagero,foge de qualquer modo de ser torcedor,foge de qualquer característica de um gremista de verdade.
Perdemos tempo,poderíamos ter ganho o jogo sim,mas não aconteceu e virar as costas pro time na minha opinião não é o nosso papel no momento. Discordo das atitudes do Odone também,mas só reclamar e reclamar não nos levará a lugar algum,e por pensar assim já fui chamada de conformada e de iludida... Meu problema é que eu não abro a boca para cantar “com o Grêmio onde o Grêmio estiver” para na derrota,xingar meio mundo e me virar contra o time quando é de mim que ele precisa. É fácil ser gremista quando tudo vai bem,mas quando as coisas não estão como almejamos é fácil achar quem são os gremistas de verdade. Quero atitudes,quero uma posição da direção,mas o jogo de ontem não me fará ser menos gremista,e nem insultar o Renato ou a qualquer jogador.
Ontem após o jogo ouvi um comentário de um experiente gremista,ele me disse em bom tom e com olhos de esperança a seguinte frase “Eu já assisti coisas muito piores que esse Grenal,já passei por fases muito mais desesperadoras e se eu pudesse escolher meu time de novo,eu escolheria o Grêmio de novo,sofreria tudo de novo,gritaria tudo de novo,mas mudaria uma única coisa...” eu obviamente curiosa depois de ouvir tudo,perguntei qual a mudança que ele faria e ele me disse “...eu tentaria triplicar meu orgulho,mesmo se não fosse possível ter mais orgulho do que tenho,mas eu queria que ele fosse ainda maior do que essa imensidão que ele é” eu confesso que me emocionei,parei e fiz meu desejo de ser gremista para o resto da vida,e quando mais experiente for,poder fazer este mesmo comentário,porém sem vontade de mudar nada,quero chegar lá com meu orgulho já triplicado. E vocês?
Não é a primeira e nem a última vez que teremos de recomeçar. Não iremos ganhar em tudo e muito menos perder sempre. Temos uma imensidão para torcer,para nos emocionar e para lutar,porém uma eternidade para carregar esse amor descontrolado que na vida nos dá tanto orgulho.
O Grêmio precisa de nós. Que tal apertarmos as mãos e fazer a nossa parte?
Nenhum comentário:
Postar um comentário