terça-feira, 3 de abril de 2012

Airton Ferreira da Silva, um verdadeiro Pavilhão.

Na noite deste 3 de abril uma nova estrela brilhará nos céus. Uma estrela gremista. Faleceu hoje o ídolo gremista Airton Ferreira da Silva, mais conhecido por Airton Pavilhão. O apelido não é à toda. O zagueiro foi transferido do Força e Luz para o Grêmio, em 1954, em troca de um pavilhão de arquibancadas.
Airton era um zagueiro de classe: tinha técnica apurada, jogava com a cabeça erguida e não usava o recurso de faltas violentas. Estreou pelo Grêmio em 1º de agosto de 1954. Pelo Tricolor conquistou o Campeonato Gaucho de 1956 até 1960 e de 1962 até 1967. Seu último jogo pelo Grêmio foi em 5 de novembro de 1967.
Em sete oportunidades, Airton foi convocado pela Seleção Brasileira, onde conquistou o Pan-Americano de 1956. Atuou também pelo Santos mas, antes disso, ainda no Grêmio, foi o único jogador a aplicar um “chapéu” em Pelé.
Como homenagem pela trajetória no Grêmio, em 2007 aconteceu a inauguração do pavilhão "Airton Ferreira da Silva” no CT de Treinamentos Eldorado. Atualmente ele ainda fazia parte da história do clube, sendo conselheiro do mandato iniciado em 2007 e que iria até 2013.

Hoje, 3 de abril de 2012, Airton Pavilhão faleceu, aos 77 anos, devido uma infecção generalizada dos órgão, no Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre, onde estava internado desde sábado.

Vai-se um pouco de História do Grêmio, bom futebol e um dos grandes e verdadeiros ídolos que a torcida tem. Vai-se um ídolo. Um verdadeiro Pavilhão.

Por Alessandra Formagini

Nenhum comentário:

Postar um comentário